A vacina para cachorro é um dos principais elementos para garantir vida longa ao pet, ajudando a protegê-lo de doenças perigosas e que também podem afetar aos humanos. No post a seguir vamos conhecer algumas das principais vacinas e conferir a tabela por idade, para que você mantenha a imunização dele em dia!
Proteger contra cinomose, parvovirose, leptospirose, leishmaniose, gripe canina, hepatite infecciosa canina e coronavirose, entre outras doenças, é a principal finalidade de vacinar os cães, deixando-os muito mais saudáveis e felizes, principalmente com o acompanhamento veterinário constante.
Além disso, manter o calendário de vacinação do cachorro em dia costuma ser critério para que os animais de estimação frequentem parques, pet shops e shoppings, entre outros locais, convivendo com outros bichinhos em segurança. Se você pretende levar o pet para viajar também será cobrado em relação à imunização.
CONTEÚDO
Principais Vacinas para Cachorro
Existe uma enorme gama de vacinas disponíveis para cães, algo que muitas vezes pode confundir o tutor. Mas em meio à lista, há algumas indispensáveis e até mesmo obrigatórias.
Entre elas, destaque para as vacinas v8 e v10, que são múltiplas (ou polivantes), protegendo os animais de doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, parainfluenza, coronavirose, leptospirose, adenovirose e coronavirose.
Na lista das vacinas caninas mais importantes também estão a antirrábica, que protege contra a raiva, e as vacinas contra giárdia, leishmaniose, tosse canina e pulgas. Há ainda as vacinas v11 e v12, que ajudam a reforçar a proteção contra a bactéria causadora da leptospirose.
Como dissemos anteriormente, algumas dessas doenças caninas são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para o homem. Por isso, é essencial ficar atento à imunização do cachorro, evitando problemas para ele e para quem convive com os pets.
Tabela de Vacinas por idade
O calendário de vacinação do cachorro começa já na fase filhote, a partir do momento em que o organismo estiver apto a receber as doses. Em geral, a imunização começa com 30 dias de vida, com o uso do vermífugo, e continua com a aplicação da primeira dose de v8, aos 40 dias.
Ainda no primeiro ano de vida há algumas vacinas muito importantes, e a imunização continua por toda a vida do bichinho, inclusive na fase adulta. Fazer o acompanhamento com um médico veterinário ajuda bastante a não perder nenhuma dose.
Veja o calendário anual de vacinas para cães, lembrando que essa tabela de vacinas por idade é básica e pode variar:
- V8: 6 a 8 semanas (4 doses com intervalo de 3 a 4 semanas e reforço anual – uma dose)
- V10: 6 a 8 semanas (4 doses com intervalo de 3 a 4 semanas e reforço anual – uma dose)
- V12: 6 a 8 semanas (4 doses com intervalo de 3 a 4 semanas e reforço anual – uma dose)
- Gripe canina: 8 semanas (2 doses com intervalo de 3 a 4 semanas e reforço anual – uma dose)
- Giárdia: 12 semanas (2 doses com intervalo de 3 a 4 semanas e reforço anual – uma dose)
- Raiva canina: 16 semanas (dose única aos 4 meses de vida e reforço anual – uma dose)
- Leishmaniose: 16 semanas (3 doses com intervalo de 3 semanas e reforço anual – uma dose)
Dicas para a hora da vacinação
Agora, confira algumas dicas para aplicação da vacina para cachorro:
- Evite vacinar o cão se ele estiver doente;
- Faça a aplicação em um local onde ele se sinta confortável, como em sua casa;
- Se o cão for agressivo, não deixe de usar a focinheira;
- Nas primeiras 24 horas após a aplicação, é comum que o comportamento do pet mude, voltando ao normal em seguida.