A Calopsita é uma maravilhosa e deslumbrante ave que tem se tornado cada vez mais popular por todo o nosso país. É um tipo de pássaro que foi progressivamente conquistando a casa e o coração das pessoas de todas as partes do mundo, incluindo obviamente o Brasil. É um animalzinho exótico, incrivelmente carinhoso e grato, o que proporciona um laço mais próximo com o seu dono.
Há inúmeras variedades de Calopsita, com características e cores das mais variadas, uma das bela do que a outra.
No decorrer desse artigo, iremos explicar como são as calopsitas, como deve ser a sua alimentação e quais são os cuidados que devemos ter com elas. Aprecie a sua leitura!
CONTEÚDO
Conhecendo a Calopsita mais a fundo
A Calopsita é uma ave pertencente a espécie Nymphicus hollandicus, fazendo parte da família das cacatuas. Ele é uma espécie endêmica do território australiano, principalmente de zonas abertas e perto de locais com uma quantidade de água abundante.
Quando elas se encontram livres na natureza, costumam ser pássaros nômades que fazem translados para onde conseguem encontrar comida e água. Nos dias atuais, conseguimos achar esse tipo de pássaro em várias residências, por conta de sua personalidade singular e seus atributos únicos.
A Calopsita costuma tem uma dimensão que oscila de 25 a 33 cm. A sua característica física mais marcante é o seu famoso topete, voltado para cima. A cauda é detentora de penas bem compridas. São tão longas que podem chegar a medir além da metade do tamanho do animal.
O corpinho da Calopsita possui uma coloração cinza com umas adoráveis manchinhas alaranjadas em ambas as bochechas.
O temperamento
No que se refere ao temperamento da Calopsita, ela é muitíssimo carinhosa. Geralmente também não fazem assim tanto barulho. O que é ótimo para aquelas pessoas que são fã de aves e nutrem o desejo de adotar um passarinho para ter como bicho de estimação.
É altamente indicado ter Calopsitas em pares, ou seja, em casais. Elas não são muito habituadas a viverem sozinhas. Além de tudo isso, é um excelente modo de apreciar a maneira em que elas vivem.
Uma informação bastante interessante a respeito das Calopsitas é que elas são donas de uma enorme capacidade de imitação. A Calopsita é igualmente encarado como sendo um bicho bastante longevo, ou seja, elas vivem por um longo tempo.
Elas são aves bem independentes. Por causa disso, não gostam nem um pouco de viverem presas dentro de uma gaiola, por exemplo. Elas nutrem uma maior preferência para serem criadas de forma mais livre e solta.
Ela está sempre perto do dono, acompanhando os passos dele, por se tratar de um animal muito companheiro e amigo. Essa é uma raça também bastante famosa por seu potencial de aprender diversos truques, desde que ela seja bem treinada para isso.
A alimentação
No que se refere à alimentação da Calopsita, essa necessita ser bem equilibrada. Há algumas alternativas para conceder a elas essa nutrição balanceada: por meio de um alimento bastante específico ou ainda por intermédio de uma mistura feita com o uso de aveia, sementes de girassol ou alpiste. Eventualmente, permite-se dar a elas um pouco de frutas, como as maçãs ou ainda algumas verduras e legumes, como a cenoura.
Assim como ocorre com outras aves exóticas, não se deve dar laticínios para as Calopsitas.
Durante uma vez ou outra, você pode fornecer a elas alguns alimentos para servir de petisco, como barras de cereais contendo mel, frutos secos e outros tipos de sementes.
Algumas rações próprias para essa raça de ave contém, além das sementes e grãos citados, painço e arroz.
Você deve prestar muita atenção, conforme já enunciamos, ao dar legumes e verduras para esse bichinho. Quando se trata de vegetais tais como:
- Cenoura (devidamente ralada);
- Rúcula;
- Almeirão;
- Jiló;
- Couve-flor;
- Abobrinha
São todos vegetais que deve ser oferecida a ela de forma crua. Por outro lado, vegetais como:
- Batata doce;
- Milho verde;
- Sementes de abóbora.
Podem e devem ser dados de forma cozida, porém sem nenhum tempero. Frutas como:
- Mamão;
- Maçã;
- Melancia
São excelentes opções de comida para a Calopsita. Ovos também podem ser ofertados a ela, desde que estejam muito bem cozidos e previamente amassados.
Os alimentos que você deve abominar da dieta da Calopsita são:
- Alface;
- Pão;
- Bolo;
- Leite e seus respectivos derivados;
- Agrião.
Cuidados a serem dados
Vamos mostrar adiante alguns cuidados que você pode e precisa fornece as suas Calopsitas:
- O ambiente onde a Calopsita vai viver necessita ser o mais parecido possível com o seu habitat natural;
- Calopsitas não necessitam muito de cuidados especiais, mas você deve garantir que elas tenham as sus necessidades essenciais supridas;
- Deixe a ave o mais livre e solta quanto for possível. Obviamente você deve preparar o ambiente de forma a conceder a proteção necessária para que ela não escape ou então não seja capturada ou machucada por um outro animal;
- Quanto à sua gaiola, ela deve ser a maior possível, com uma quantidade generosa de espaço;
- Tome um cuidado especial com as janelas e os espelhos. É recomendado que você ponha tela em suas janelas, coibindo assim a invasão de outros bichos e que seu passarinho possa escapar;
- A limpeza da gaiola das Calopsitas precisa ser constante. Isso inclui não apenas o fundo da gaiola, mas também as grades como um todo, os poleiros e obviamente as vasilhas com comida e água;
- Aliás, no que concerne a água e comida, suas vasilhas devem estar sempre bem abastecida delas
- O local precisa estar em uma temperatura amena, mais fresquinha. Não é indicado deixa-la exposta de modo direto ao sol.
- Ela é uma ave bastante ativa, dona de uma inteligência excepcional. Ela demanda uma boa dose de atenção e ter uma interação maior do seu dono.
Criando uma Calopsita
Criar uma Calopsita é uma tarefa relativamente simples. Tudo o que você precisa é estar consciente dos alimentos apropriados que ela precisa e que a mesma possui a necessidade de um espaço amplo, pelo fato de ser uma ave exótica e amante da liberdade.