O Chihuahua é uma raça agitada, bem ativa e um pouco ciumento, mas não deixa de ser um excelente companheiro e amigo fiel.
CONTEÚDO
SAIBA TUDO SOBRE O CHIHUAHUA
O Chihuahua conquistou o coração de diversas mulheres ricas e famosas. Seu porte pequeno atraiu tanto a atenção delas, que grifes criaram modelos únicos de bolsas para transportar a raça queridinha de Hollywood.
Características
Ninguém sabe com exatidão onde nasceu essa raça, mas existem duas teorias sobre.A primeira é que os Chihuahuas são descendentes de outro cão, chamado de Techichi, uma espécie mais selvagem que foi domesticada no século X, na América Central e Sul.
Outros acreditam que essa pequena raça surgiu na China e veio para o México por comerciantes séculos atrás.
Mas foi em 1850 que a raça que conhecemos hoje em dia foi descoberta, na cidade Chihuahua, no México.
O temperamento desses cães é bem intenso. Gostam bastante de latir e de chamar atenção por coisas pequenas, não são muito fãs de estranhos e na maioria das vezes demonstra seu amor para uma única pessoa, o escolhido de toda a família.
São bem teimosos e difíceis de adestrar, e as vezes se tornam agressivos, por isso é importante ter paciência e ensinar o que é permitido ou não.
Por serem cães bem pequenos, chegando a medir no máximo 22 centímetros, não tem ideia de seu próprio tamanho e não hesitam em brigar com animais maiores que eles.
São curiosos por natureza e é preciso muito cuidado e atenção, adoram explorar locais e isso pode causar acidentes devido seu tamanho. É ótimo para locais pequenos como apartamentos e casas que não tem muito área de lazer.
Ele possui uma versão com pelos compridos, criando uma semelhança com o Spitz Alemão.
Sua expectativa de vida é de 20 anos, em média, bastante se comparado com outros cães de pequeno porte. Podem pesar entre 1 e 3 quilos.
Saúde
Como um cão ativo, adora se mexer, pular e correr pela casa. São perfeitos para praticar atividades como agility e obedience.
Sua pequena estrutura óssea pode causar alguns problemas de saúde como reumatismo, problemas na coluna vertebral e dificuldades no parto.
Chihuahuas podem ter a moleira (no crânio), um ponto que não se fechou por completo em sua formação. Tome cuidado!
Dicas
- Não deixe-o sozinho, isso pode afetar a saúde dele e os móveis da sua casa! Por ser pequeno, é fácil de transportar, então leve-o com você.
- Ele late bastante, é uma raça que late por qualquer coisa.
- A queda de pelos é bem baixa, mas durante a primavera e outono essa queda aumenta, mas nada que interfira na saúde do animal.
- Crianças pequenas não são mais indicadas para essa raça, pois são frágeis e sensíveis, podem se estressar fácil com brincadeiras.
- Banhos mensais ou a cada dois meses são os mais indicados, e a escovação semanal ajuda no controle da queda de pelos e na higiene do animal.
Fotos
Sua aparência de bravo e seu pequeno tamanho conquistou muita gente, é um ótimo amigo para todas as horas e nem ocupa espaço, esse é o Chihuahua.