Todo mundo sabe que um belo aquário é capaz de colorir e dar vida a qualquer ambiente. Porém, o mesmo requer cuidados específicos, a fim de garantir a saúde dos peixinhos e até mesmo a beleza do recipiente em si.
Desse modo, preparamos um guia prático para você aprender a como limpar aquário corretamente. Acompanhe a seguir todas as informações e desfrute de um aquário sempre bem cuidado e limpo.
CONTEÚDO
Como limpar aquário corretamente
Saber como limpar aquário corretamente é mais simples do que parece. Entretanto, requer algumas atenções especiais. Veja a seguir:
Trate a água que irá colocar no aquário
O primeiro passo é tratar a água que você irá colocar no aquário. Isso porque a água que temos em nossa torneira recebe tratamentos que podem prejudicar a saúde dos nossos bichinhos.
Desse modo, você poderá adquirir um kit completo com aditivos para a água em qualquer pet shop perto da sua casa. Siga as instruções da embalagem e dê ênfase a este tratamento de um dia para o outro. Assim o produto poderá agir adequadamente na água.
Retire os peixinhos do aquário
No dia seguinte, chega o momento de limpar o aquário. Primeiramente, retire os peixinhos, colocando-os em um balde sem resíduos de sabão e que esteja limpo. “Guarde-os” em um local seguro (longe dos gatinhos de sua casa e das crianças).
Esvazie o seu aquário
Feito isso, esvazie o seu aquário, com o auxílio de um sifão. Retire toda a água, sem deixar nenhum resíduo.
Remova todos os itens e lave um a um
Remova todos os itens que estão no seu aquário (enfeites, pedrinhas, filtro, etc). Lave todos com o auxílio de uma escovinha limpa e água filtrada.
Raspe o excesso de algas
Raspe o possível excesso de algas que possa ter em seu aquário, delicadamente para não arranhar o vidro.
Use uma esponja para esfregar os vidros do aquário
Utilize uma esponja nova e limpa para limpar e esfregar os vidros do aquário. Não utilize nenhum produto químico para este processo, pois poderá causar efeitos adversos nos seus peixinhos.
Utilize papel toalha para retirar todos os resíduos
Feito isso, utilize o auxílio de papel toalha para secar bem o aquário, removendo qualquer resíduo de sujeira que possa ainda ter.
Organize os itens do aquário
Com o aquário limpo e seco, organize todos os itens do mesmo: pedrinhas, enfeites, conchas, etc.
Encha-o com a água tratada
Encha-o com a água tratada, cuidadosamente, a fim de não “bagunçar” tudo o que você arrumou dentro do seu aquário.
Meça o pH da água
As lojas especializadas vendem medidores de pH. Confira se o mesmo está adequado, para não prejudicar os peixes. Do mesmo modo, observe se a temperatura do aquário é a mesma do balde onde estão os peixinhos, para evitar o choque térmico.
Coloque os peixinhos com cuidado
Por fim, coloque os peixinhos com cuidado, delicadamente. E pronto! O seu aquário estará limpo, organizado e pronto par ser exibido por aí. Viu só como é simples? Faça essa limpeza profunda, pelo menos, uma vez por mês.