O Lhasa Apso tem aquela aparência de “cachorro de madame” com lindos pelos longos, brilhantes, sedosos. Mas por baixo dessa pelagem, ele é um cão bastante forte e um ótimo cão de guarda, acredite se quiser!
CONTEÚDO
SAIBA TUDO SOBRE O LHASA APSO
Apesar de parecer bem mimado com seu porte pequeno, essa raça tende a ser bem fiel e protetor, achando que é um cão de grande porte. Quase sempre ele se apega a uma única pessoa, então se você não for escolhido por ele, não se preocupe.
Características
O Lhasa Apso, nasceu no Tibete e é um dos cães mais antigos da história, criado por monges. Seus pelos dourados são semelhantes ao das cabras tibetanas. Lhasa é a capital da do Tibete, por isso o nome.
Considerado um cão que trazia sorte, era difícil conseguir comprar um. Eram sagrados, e apenas mosteiros e templos tinham o Lhasa como cão de guarda.
O cachorro dessa raça é feroz, não no sentido agressivo, mas ele fará de tudo para proteger sua família. Por isso são bem desconfiados e não gostam muito de estranhos.
Como um cão que se acha de porte grande, ele tende a ser um pouco teimoso quando quer e gosta de fazer as coisas do seu jeito. É preciso ensinar desde pequeno alguns limites, não que ele vá seguir todos, mas isso irá ajudar futuramente
Bem inteligente e amigável, se socializada com outros cães e gatos, mas essa socialização deve ser incentivada desde filhotinho. Adora brincadeiras e não tem a necessidade de praticar exercícios com muita frequência, por isso se adapta super bem a locais pequenos como apartamentos.
O Lhasa Apso lembra bastante a aparência do Shih Tzu, ambos nasceram no mesmo lugar e eram adorados pelos templos e monges. Com o passar do tempo, a busca por manter a raça original e seu aperfeiçoamento permitiu a diferença entre os cães.
O Lhasa nasceu para ser um cão de guarda, no Tibete era conhecido como “Apso Seng Kye” que significa “Cão Leão Latido Sentinela”, já que essa raça tende a latir bastante quando acha que algo está estranho. Seu corpo pode aguentar temperaturas baixíssimas devido sua pelagem.
Sua expectativa de vida é de 15 anos, em média, e podem pesar entre 5 e 7 quilos.
Saúde
É uma raça que não desenvolve muitos problemas de saúde, claro que a alimentação está totalmente relacionada a isso.
Alguns problemas podem surgir, mas estão totalmente ligados a genética, o acompanhamento com o veterinário é fundamental para evitar complicações maiores.
Dicas
Faça caminhadas e atividades, pelo menos duas vezes na semana. Eles não gostam de longas caminhas, se isso acontecer, provavelmente pedirá colo.
É comum encontrar raças com pelos ondulados.
Problemas na pele também podem surgir, como a quantidade de pelo é grande, às vezes fica difícil de identificar. Fique atento!
Pentear e escovar os pelos diariamente é fundamental para evitar nós.
Faça essas ações desde pequeno para que ele se acostume
Existem donos que preferem o pelo curto, isso evita o trabalho de cuidar dos fios longos.
São ótimos companheiros de outras raças de cães.
Curiosidade: O floquinho, cachorro do Cebolinha é da raça Lhasa Apso.
Fotos do Lhasa Apso
Eles são lindos, fofos, atraentes, inteligentes, fiéis e atraem olhares por onde passa. Mas fala a verdade, tem como não se encantar por eles?